quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Forest Stream - The Crown Of Winter (2009)

Quem olhar despretensiosamente para a discografia destes russos, verificará que este é o seu segundo álbum, seis anos depois de "Tears Of Mortal Solitude". No entanto, o lançamento de 2003 não é mais do que a regravação de oito temas das suas duas maquetas: "Snowfall" de 1999 e "Last Season Purity" de 2001; apenas um tema se reveste de novidade, "Winter Solstice".
A sua base assenta num doom/death com alguns trejeitos gothic mas que, com esta novidade, alarga os seus domínios ao black metal (bem patente em "Bless You To Die", onde somos presenteados com blastbeats e em "The Seventh Symphony Of Satan" é possível registar a voz mais rasgada típica desta sonoridade) e ao prog, com composições estruturalmente complexas ao longo dos seus longos temas que rondam os nove minutos de duração, em média.
Mas, no final das contas, após escutarmos este álbum (debut?), o que ressalta à vista são mesmo as variações a um estilo que não tem muito por onde esticar, ou seja, a presença das vertentes já mencionadas, evitando que este "The Crown Of Winter" não se torne demasiado monótono e sensaborão. Arriscamos, mesmo, dizer que o melhor momento acaba por ser "Bless You To Die", dada a frescura que a nova abordagem transporta para um Inverno que antes de gelado se arriscava a tornar emsimesmado.
Ah, e não demorem mais seis anos, porque já bateram o recorde dos Tool... (14/20)




Nenhum comentário:

Postar um comentário