segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Laudanum - The Coronation (2009)

Os Pyramids, lançaram no ano transacto o seu álbum homónimo que, por algumas opiniões expostas, para uns passou completamente ao lado enquanto que para outros esse trabalho roçou laivos de genialidade, ao combinar texturas de experimentalismo e ambient, criando autênticas paisagens soturnas, onde a viagem adquire sempre um tom acinzentado.
Para o caso destes Laudanum, a situação poderá revelar-se com algumas semelhanças. E porquê? Com as contínuas audições começa a tornar-se difícil perceber se este é um registo doom com incursões noise/ambient/experimental ou se o contrário. Dos 7 temas que compõem "The Coronation", cerca de metade do que se ouve ao longo destes quase 50 minutos recai sobre exercícios de experimentalismo/ambient (como são os casos de "Procession", "In Obscura", "Autumn Ghosts" e parte do tema final "Apotheosis"), que desembocam em descargas monolíticas, abrasivas, tal qual um rio de lava que engole tudo por onde por passa. A reforçar esta imagem, temos as vozes áridas, que dão um toque «sujo» aos temas, mas que acentuam a dicotomia presente neste trabalho.
Certamente, não será de fácil audição e interiorização este "The Coronation" e a referência aos Pyramids (como poderia ser aos Lustmord, por exemplo) surge exactamente neste contexto; estar perante um corpo estranho, incómodo até, mas que nos vai revelando uma aura de beleza e originalidade a pouco e pouco. (16/20)


Nenhum comentário:

Postar um comentário