sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A Dream Of Poe - Sorrow For The Lost Lenore (2009)

Os açorianos A Dream Of Poe (ou, mais precisamente, o projecto de Miguel Santos), voltaram aos lançamentos discográficos no que toca a originais, após a demo "Delirium Tremens", de 2006 e se não tivermos em linha de conta "For A Glance Of The Lost Lenore", captado ao vivo.
Se no trabalho de estreia as suas influências encontravam-se bem patentes, com os ingleses My Dying Bride à cabeça, neste EP elas atenuam-se um pouco mais, mas o legado dos ingleses encontra-se bem presente e forte nas ambiências geradas, enquanto que a temática das letras de Paulo Pacheco continua a girar em torno dos textos de Edgar Allan Poe. Dos 5 temas que compõem este segundo lançamento, temos duas versões sendo que uma delas presta culto ao senhores de Halifax, "For My Fallen Angel".
Apesar de 40% do que aqui se encontra exposto não ser original da banda, temos que ressalvar que os A Dream Of Poe sofreram uma boa evolução qualitativa ao nível da composição, criando já uma homogeneidade e coesão nos seus temas. Continuam a predominar os ritmos lentos, compassados, onde as guitarras se chegam "mais à frente", imprimindo mais energia aos temas embora, pontualmente, tenhamos alguns momentos mais rápidos, criando alguma variação rítmica e atenuando uma monotonia que estes longos exercícios possam gerar no ouvinte. Ao nível das vocalizações, estamos perante um registo limpo, deixando para trás um modelo mais gritado/berrado, conferindo, até, um tom mais épico às composições.
Em suma, podemos dizer que "Sorrow For The Lost Lenore" acaba por mostrar-nos um projecto bem vivo, com qualidade, com uma grande margem de progressão pela frente, sendo uma referência para o que se vai fazendo no espectro do Doom/Gothic em terras lusas e que não se encontra, em nada, diminuído em relação ao que vai sendo lançado, aos magotes, no mercado internacional. (13/20)

Myspace: http://www.myspace.com/dreamofpoe

Nenhum comentário:

Postar um comentário