quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Bosque - Passage (2009)

É certo e sabido que o Funeral Doom (ou downtempo, como também se aplica nos dias que correm) é um dos mais extremos sub-géneros do espectro do Metal. E ao ouvir o álbum de estreia de Bosque, chegamos à conclusão que esse extremo ganha mais dimensão, na receita que DM verte ao longo dos 4 temas que compõem este "Passage".
Ritmos ultra-lentos, guitarras cortantes, lancinantes que acompanham uma voz destroçada acompanham-nos ao longo de quase 45 minutos extremamente densos e carregados de emoções. Sim, a palavra "extremo" pode muito bem ser aplicada aqui vezes sem fim, que a sua repetida utilização não conseguirá reproduzir o que "Erasure" ou "Candles" nos transmitem durante repetidas audições. A inclusão de linhas atmosféricas, bem presentes neste último tema, para além de nos deixar respirar um pouco, e só isso, consegue criar na nossa mente uma paisagem desoladora, estéril, ou seja, reforça todo o conceito de desprendimento que rodeia este lançamento.
Nesta torrente abrasiva que nos tolda os sentidos, surge-nos no pensamento que os Skepticism, Esoteric e os Mourning Beloveth terão uma quota parte de "culpa" na composição dos sons que ora são difundidos, antecedidos por duas demos e dois splits.
No entanto, apesar de toda esta catarse bem conseguida, surgem momentos que se tornam um pouco monótonos não só pelo teor repetitivo, mas também pela experiência extrema (lá está!) que se nos depara. São, pois, arestas que podem ser limadas, mas que não tolhem o resultado final de mais um projecto nacional. (13/20)

Nenhum comentário:

Postar um comentário