quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Raventale - Mortal Aspirations (2009)

Após ouvir este trabalho, interroguei-me se faria sentido escrever algumas linhas sobre ele; primeiro, porque vem no seguimento de trabalhos anteriores na linha de Black/Pagan Metal e, segundo, pelo anúncio de este ser uma viragem para sons mais melancólicos e atmosféricos, na linha do Black/Doom.
Pois bem, após os primeiros segundos de "The Fall Of The Mortal Aspirations", que poderiam ter sido escritos por Arjen Lucassen, deparámo-nos com uma descarga que de Black somente nos resta a voz de Athamas, dos Deferum Sacrum, enquanto que a parte instrumental recorre bastante a andamentos mais relacionados com o Doom, de facto, mas sempre enquadrados numa variedade estilística que irá fazer torcer o nariz aos fãs mais extremados de ambas as facções.
Aqui, Astaroth, o senhor por detrás dos Raventale, funde com muita clarividência e qualidade momentos goth/doom/black/death/thrash, mantendo os níveis de entusiasmo, durante a audição, bastante altos.
Quatro dos nove temas que compõem este "Mortal Aspirations" são interlúdios, curtos em relação aos outros temas; de entre estes, destaque para "Escape To The Stars" que espelha muito bem a diversidade que o álbum contém.
Mais uma vez, chamamos a atenção para o ano que agora finda, que se encontra bem recheado de bons trabalhos vindos do Leste da Europa (Rússia e Ucrânia, por exemplo). Neste caso concreto, com carimbo da Solitude Productions.
Ah, e resolvi deixar aqui estas linhas, porque gostei do desafio. (14/20)

Nenhum comentário:

Postar um comentário