quarta-feira, 24 de março de 2010

Ab Reo Dicere (24-03-2010)

Void - Void (2010)



Trabalho de estreia para este colectivo italiano que se movimenta por entre o Drone, o Doom e o Sludge. São 3 longos temas, bem complexos, que nos transportam às tormentas internas de cada um, adicionando-lhes pequenos toques de calmaria para que deixe o ouvinte respirar um pouco melhor. Sim, é um trabalho intenso, claustrofóbico, por vezes até um pouco duro de digerir, mas as coisas interessantes também não têm essa vertente?
Apresentado em edições bem limitadas e com algum requinte, o que à primeira vista poderá fazer-nos já crescer água na boca. (12/20)



Shine, My Boregarden - Sunshine (2010)


Já não é a primeira vez que por aqui se escreve que a Rússia tem se tornado, nos últimos anos, num autêntico viveiro de bandas/projectos ligados a estas sonoridades mais extremas. E, pelo meio dessa oferta toda, claro está, a qualidade dificilmente se manterá num patamar elevado.
Estes Shine, My Boregarden vêm destoar dessa qualidade que tem vindo a terreiro. As linhas Funeral Doom, mescladas com Ambient e Gothic não resultam e a voz, ultra-gutural, também não soa muito bem conjugada com estes temas que sabem sempre ao mesmo, a comida aquecida servida fria. A produção, também, está num patamar bastante sofrível.
Ficamos à espera que o trabalho se desenvolva e hajam melhores resultados. (8/20)



Asteroid - Asteroid II (2010)


Após ouvir os primeiros sons deste registo, houve a necessidade de confirmar se não nos tínhamos enganado na banda e verificamos quem são os seus elementos, visto que os Asteroid apresentam inúmeras semelhanças com os conterrâneos Witchcraft, ou seja, praticam um Stoner totalmente retro, que bebe da fonte inesgotável que são os Black Sabbath, com uns pózinhos de Hard-Rock e psicadélia.
Poderíamos, desta forma, dizer que estamos perante um clone dos Witchcraft. Mas não. Os Asteroid têm bons temas (tal como os Witchcraft), boas melodias apesar do peso aqui ser bastante contido ou quase inexistente (tal como os Witchcraft) e ideias próprias que vão desenvolvendo ao longo dos 9 temas deste "Asteroid II" (et voilá!!); bom exemplo disso mesmo são "Disappear" e "Lady".
E, para dizer a verdade, neste momento estes Asteroid são bem mais interessantes do que vocês sabem quem. (13/20)

Nenhum comentário:

Postar um comentário