domingo, 14 de março de 2010

Ab Reo Dicere - nova rúbrica

A Ab Reo Dicere é uma nova rúbrica que surge, a partir de agora, no Temple Of Doom Metal. Aqui, serão efectuados pequenos comentários sobre lançamentos que vão chegando ao mercado, ou seja, constará de pequenas reviews, com um carácter de teor mais informativo, digamos, de modo a poder dar uma maior resposta à larga quantidade de trabalhos que já é possível encontrar.
Terá uma periodicidade regular, semanal ou quinzenal, e incluirá sempre um conjunto de 3 ou mais notas sobre trabalhos que versarão sobre as temáticas abordadas pelo Temple Of Doom Metal.

Para a estreia, teremos e estreia dos Infinite Grievance, o EP dos turcos Depressive Mode e o novo álbum dos finlandeses Lyijykomppania, "Sota Nälkä Rutto Kuolema".


Infinite Grievance - Demo (2010)


Os Inifinite Grievance são um colectivo que nos chega de Alberta, no Canadá e este é o seu registo de estreia. Quatro temas que perfazem 56 minutos de música, sendo que Transfigure é uma cover dos Jesu.
Ao ouvir esta demo, nota-se ainda grande heterogeneidade nas composições, onde não se detecta uma linha condutora identitária e modeladora do som destes canadianos. São quatro temas muito diferentes entre si, que vão desde o Doom/Death, passando pelo Drone/Ambient até ao Post-rock.
Algumas ideias apresentam algum interesse, mas precisam de mais trabalho e maturação, de modo a evitar futuros dissabores. (8/20)



Depressive Mode - Despair Is Darkness (2010)


Da Turquia, chegam-nos as ambiências góticas dos Depressive Mode que coabitam com harmoniosamente com linhas Doom e Ambient. Este EP, composto por seis temas, essencialmente instrumentais, aposta forte no uso dos teclados, relegando o trabalho das guitarras para um plano secundário, dando às músicas um tom bastante melancólico e soturno.
Apesar de existir uma linha mestra claramente definida neste trabalho, faltam os temas capazes de nos agarrar e dar a volta à cabeça, que nos levaria a mergulhar neste desespero algo contido vezes sem fim. (10/20)



Lyijykomppania - Sota Nälkä Rutto Kuolema (2010)


Esta banda finlandesa teve um trajecto bastante atribulado, com diversas incarnações e muitas mudanças de line up, mas está às portas de celebrar 30 anos de existência.
Três anos após o EP "Mannyt Maailma", eis que é lançado o seu quinto longa-duração; e o que é que se pode dizer sobre ele? Estamos perante mais conjunto de malhas na esteira do Heavy/Doom Metal mais clássico que desde sempre nos habituaram, cantado na sua língua materna, aplicando as mesmas fórmulas de que se socorrem desde os primeiros registos e que nos faz torcer um bocado o nariz na hora de ter de carregar no repeat. De facto, a entrada de novos elementos na banda nada acrescentou à sonoridade praticada, temendo-se que os Lyijykomppania tenham chegado a um beco sem saída. (9/20)

Nenhum comentário:

Postar um comentário