quinta-feira, 18 de março de 2010

Dawnrider - Two (2009)

Após a estreia nos registos em nome próprio, com "Alpha Chapter" e que lhes valeu uma boa recepção por parte da crítica, os Dawnrider regressaram no ano passado com o sempre «difícil» segundo álbum. É certo que já tinham sido apresentadas as linhas com que se iria coser este projecto, mas é com este "Two" que realmente a fórmula se encontra aprimorada e afinada, mostrando uma banda em boa forma a explorar Doom Metal de cariz mais tradicional (Pentagram, Pagan Altar, Trouble e Black Sabbath podem bem ser algumas das bandas de referência de entre um leque bem vasto), mas que se socorre de uns pózinhos de Stoner e psicadélia como que a condimentar o que aos olhos se nos mostra agradável (ou seja, uma capa e artwork enigmática e inquiridora do conteúdo musical que a acompanha).
E, logo ao fim dos primeiros segundos de "Scared Of Light", ficamos com a certeza que vamos ter groove, que vamos ter guitarras bem à frente, que vamos ter música de peso e tudo isso se vai confirmando ao longo dos 8 temas deste registo, com especial atenção para "Irinia", um tema soberbo, destacando-se de entre os demais pelos mais variados motivos: única música do álbum cantada em português, um riff inicial de guitarra muito bem sacado e que se torna a base estrutural desta composição, assumindo contornos de épico e a voz de F. Dias que se encaixa perfeitamente. Aqui, condensam-se na perfeição os vectores que guiam o Doom tradicional.
A vitalidade e versatilidade das composições continua bem patente, bastando ouvir "Redemption", com uma cadência mais mid-tempo, com mais uma excelente malha de guitarra, a puxar para um enérgico headbanging ou então "Maelstrom", o instrumental que encerra "Two".
Desta forma, e na esteira do que por aqui tem sido escrito relativamente a projectos nacionais, podemos indicar que estamos perante mais um relevante trabalho de Doom Metal, num ano que mostrou outros bons trabalhos, e que nos fazem reforçar a ideia que temos muitas e boas bandas que merecem a devida atenção e exposição nacional e internacional. E é claro que os Dawnrider, com este "Two", se encontram nesse grupo. (15/20)

Nenhum comentário:

Postar um comentário