terça-feira, 2 de março de 2010

Helevorn - Forthcoming Displeasures (2010)

Cinco anos após "Fragments", eis que os espanhóis Helevorn lançam o seu segundo longa-duração, desta feita através do selo BadMoonMan e a produção esteve a cargo de Jens Bogren e Johan Örborg (ligados ao último trabalho dos Paradise Lost, por exemplo).
Olhando e ouvindo este registo, as diferenças são bem notórias relativamente ao seu predecessor; começando pela capa, na qual o ar mais devedor ao gótico foi substituído .pelo jogo luz/sombra que vai sendo regularmente utilizado em trabalhos mais virados para os projectos downtempo; musicalmente, as diferenças estão mais vincadas. Em "Fragments", encontrávamo-nos perante um trabalho na linha do Gothic Metal com alguns inputs mais doomescos. A produção era mais sofrível, não deixando os temas respirar e mostrar o seu potencial. Por seu lado, "Forthcoming Displeasures" abraça com mais vontade as linhas do Doom e do Death Metal, com aproximações aos horizontes de uns Swallow The Sun, Novembers Doom - fase "The Knowing" -, Draconian e Katatonia pré-98, e as linhas de teor gótico encontram-se mais diluídas (talvez "Two Voices Sorrounding" seja o caso mais próximo do passado). A par disto tudo, existe um significativo crescimento na qualidade da composição dos temas, na sua execução e estruturação, o que poderá ser uma mais-valia para exposição alargada ao mercado do metal.
Apesar de estarmos, assim, perante um trabalho de Doom/Death, na sua essência, onde não existem grandes inovações ou tentativas de virtuosismo, mas onde é possível ouvir boas malhas de guitarra - bem puxadas à frente -, com uma secção rítmica segura e um assinalável registo vocal de Josep Brunet, fazendo lembrar Paul Kuhr, nas vertentes limpas e guturais.
Os 54 minutos de duração do álbum, no seu conjunto, garantem bons momentos para os aficionados, sem grandes momentos de cansaço ou repetição das estruturas utilizadas.
Quando a procissão ainda vai no adro e apesar de já estarem no mercado umas dezenas de lançamentos desta estirpe, poderemos afirmar que este regresso dos Helevorn é factor de destaque, que deve ser escutado com atenção, porque na nossa opinião estamos perante um bom registo dentro deste segmento. (16/20)

Nenhum comentário:

Postar um comentário