terça-feira, 16 de março de 2010

Serenades - The Light Inside (2010)

Os Serenades regressaram às lides discográficas no ano passado com "Father", um álbum devedor das suas influências góticas, mas que passou um pouco ao lado da crítica e do que deles se esperava, após 9 anos de interregno.
Mas, quem ouviu o lançamento de 2009 certamente ficará um pouco surpreendido com esta novidade. Para que se tenha uma ideia, parece que se juntaram na mesma sala de ensaios os Katatonia, os Ulver e Trent Reznor na sua vertente mais melancólica e o resultado final está nestes 8 temas que roçam o Atmospheric Doom de ambiências góticas. Aqui, as guitarras ocupam um segundo plano, atingindo uma dimensão quase acessória, dando primazia a ritmos bem lentos, mecânicos, frios e às teclas, enquanto que a voz de Valerio Capsoni paira, triste e amargurada, sobre esta massa sonora característica de uma fria e cinzenta tarde de Outono.

"The Light Inside" é extremamente melancólico, envolto em cenários bem soturnos que nos embalam numa descida ao interior da dilaceração, da tristeza e da comiseração, resultando num misto de beleza e desconforto que nos impele para, mais uma vez, mergulharmos neste álbum apesar da clara consciência dos negros sentimentos por que seremos invadidos ao longo de temas como "Eponine" ou do tema-título.
Apesar de bastante diferente do que têm vindo a apresentar, onde mesmo o EP "Joy Of Decay", lançado já este ano, não augurava tamanha inflexão, pode-se dizer que os Serenades ganharam a aposta e resta-nos aguardar por mais momentos destes.
Nota final: este álbum e o EP "Joy Of Decay" encontram-se disponíveis para download no myspace da banda. (13/20)


Nenhum comentário:

Postar um comentário