segunda-feira, 5 de abril de 2010

Cathedral - The Guessing Game (2010)

Rara será a banda que não tenha sofrido na pele as irregularidades da sua carreira e os Cathedral são um bom exemplo disso mesmo. Após um começo fulgurante entre 1990 e 1993, deixaram-se envolver pelas toadas mais stonerizadas, então muito em voga, que em nada favoreceu o seu som característico e a voz atormentada de Lee Dorrian, motivando críticas pelos fãs mais acérrimos O reencontro com as linhas iniciais deu-se na fase "VIIth Coming"/"The Garden Of Unhearthly Delights", mas eis que a banda resolve remeter-se ao silêncio após a tour de suporte a "The Garden..." e notícias substanciais surgem somente em adiantado 2008. E eis que chegados a 2010, temos entre mãos este álbum-duplo.
Após uma primeira audição, apetece dizer que Dorrian & Co. resolveram ouvir todos os seus discos de Prog e Psychedelic dos anos 70 e condensá-los nestes 84 minutos de duração deste novo registo. Resultado: levantar o sobrolho, em jeito de desconfiança. No entanto, após algumas sucessivas audições, vemos que todos os elementos que têm vindo a fazer parte do som destes ingleses estão lá, mais diluídos, é certo, principalmente no primeiro cd, onde existe uma maior preponderância para a inclusão de sons mais estranhos e à realizarção de algumas experimentações (ouça-se "The Guessing Game" ou "Funeral Of Dreams, por exemplo). Na segunda rodela, a costela mais «ortodoxa» está bem patente, com um Stoner/Doom mais directo, sem grandes floreados ("The Casket Chasers" e "Requiem For The Voiceless") e que nos colocam a bater o pé, porque boas malhas e bons ritmos não faltam por aqui.
Uma coisa é certa, os Cathedral de 2010 são muito diferentes dos que surgiram em finais da década de 80 e parece que esse passado se encontra enterrado, apesar de que este registo acaba por ser uma espécie de «baralha e volta a dar» a que acrescentam uns pózinhos de Prog e Psychedelic, numa atitude declaradamente retro. Agora, resta ter a possibilidade de saborear estes temas ao vivo e esperar que o jogo não acabe por aqui. (14/20)

Nenhum comentário:

Postar um comentário