sexta-feira, 2 de abril de 2010

Centurions Ghost - Blessed & Cursed In Equal Measure (2010)

Na história da música, por vezes de forma mais ou menos cíclica, discute-se muito as origens de um dado movimento ou de um estilo. No entanto, no caso específico do Sludge Metal as coisas não são tão «pantanosas» quanto isso. Toma-se como dado adquirido, e consensual, que é uma sonoridade americana, com as suas raízes no estado do Louisiana, berço de bandas como os Crowbar e os Eyehategod, pioneiros deste tipo de descargas metálicas (se não tivermos na equação os Melvins, está claro).
Casos houve, igualmente, de bandas que se colavam de tal forma às raízes dos géneros que não era fácil percepcionar a sua origem e as linhas que formavam a sua identidade sonora.
Ora bem, isto tudo parece-nos pertinente por causa do novo álbum dos Centurions Ghost, "Blessed & Cursed In Equal Measure". Primeiro: estamos perante uma grande dose de Sludge Metal com alguns arremedos de Doom. Segundo: apesar de serem originários de Londres, o seu som poderia bem passar por ser de mais uma banda proveniente de Nova Orleães que ninguém iria notar grande diferença. Pois bem, estamos, então, esclarecidos relativamente a uma série de elementos.
Relativamente à música, que é o que nos traz aqui realmente, "Blessed & Cursed..." é um álbum que sabe juntar todos os bons ingredientes dos Crowbar, Eyehategod e dos Iron Monkey (ah, estes são ingleses!...) e qualquer fá do género vai adorar as descargas de peso do quarteto, juntando este projecto à sua lista de preferidos. De facto, temos aqui bom sludge, bem poderoso, muito peso e algum caos contido, mas que corre o risco de não sobressair por entre os demais pelo simples facto de estar um pouco colado em demasia às raízes do movimento, não imprimindo grandes inovações, surpresas e, acima de tudo, algo que evidencie um grande cunho pessoal e os individualize.
Assim, o que podemos dizer é que estamos perante um aceitável trabalho, ao qual falta-lhe qualquer coisa de próprio. (12/20)

Nenhum comentário:

Postar um comentário