terça-feira, 4 de maio de 2010

Ab Reo Dicere (04-05-2010)


Duskburn - Duskburn EP (2010)

Estes croatas ainda parece que andam há procura do estilo em que melhor se encaixam. Com um início de carreira (?) vinculado ao Death Metal, vemo-los nestes últimos tempos numa abordagem ao Sludge, onde os nomes dos Crowbar e Neurosis saltam logo para a primeira linha de influências deste quarteto.
Com uma intro que nos remete para longitudes orientais, e que deixava-nos com algumas boas expectativas face a este registo, somos depois confrontados com três temas que em nada se ligam ao inicial, ou seja, sludge puro, duro e lento, com boas malhas, mas que acabam por soar a datado. No final, temos, igualmente, um longo tema escondido, que mostra mais uma vez a inconstância estilística da banda, para além de ser bem dispensável.
Quem quiser conferir, pode fazer o download no myspace da banda. (8/20)



Black Shape Of Nexus/Kodiak - Split (2010)

Já desde 2008 que não tínhamos novidades dos Black Shape Of Nexus, ou seja, desde "Microbarome Meetings", o segundo álbum deste projecto. No entanto, o tema incluído neste split não vai defraudar as expectativas de ninguém, porque o Drone/Doom destes alemães continua de boa saúde e a recomendar-se. Os 22 minutos de "VIIIe", contém todos os ingredientes que nos habituaram, sem acrescentarem grandes novidades. Para ouvir e degustar. (12/20)


Por sua vez, os Kodiak, que ainda nos presentearam, recentemente, com um split em conjunto com os Nadja, e ainda meios atordoados pela bomba que foi "MCCCXLIX The Risisng End", conduzem-nos, novamente, para a fustigação mental com mais dois exercícios de Drone/Doom extremo que nos levam a crer que a banda de Gelsenkirchen está num óptimo momento de inspiração e de trabalho. O tema aqui apresentado, "Town Of Machine", dividido em dois momentos, é bem esse reflexo, elevando este power trio a um assinalável estatuto dentro destes abalos musicais. (14/20)



Mookerdam - Impenitence EP (2010)

Este foi o primeiro contacto com o som desta banda californiana e, diga-se, que o impacto foi forte, ou melhor, não é possível ficar indiferente a este Sludge/Doom de características extremas. De facto, antes deste EP já tinham lançado em 2008 o álbum "Shadows Of Mokerdam".
Ao longo destes quatro temas, temos muito peso, muita brutalidade, com alguns segundos de ligeira acalmia, de vez em quando, um som muito cru, verdadeiramente undeground. "A False Prophet" e "The Black Freighter" serão um excelente espelho da incrível máquina de trituração, em lento movimento, que são estes Mookerdam, mas que mesmo assim conseguem fazer com que as suas composições tenham alguma qualidade e dinâmica, podendo criar algum frenesim nas hostes mais underground do movimento. (11/20)

Nenhum comentário:

Postar um comentário