sábado, 15 de maio de 2010

The Foreshadowing - Oionos (2010)

Três anos após "Days Of Nothing", os italianos The Foreshadowing estão de regresso aos lançamentos discográficos. São onze temas de Doom Metal bem melódico, ainda com algumas piscadelas de olho a elementos goth, bem ao estilo do que já nos tinham apresentado na estreia, mas que neste registo encontram-se bem mais trabalhadas e desenvolvidas.
A voz de Marco Benevento está mais grave e sentida e as estruturas musicais são mais ecléticas e, ao mesmo tempo, parecem-nos mais desenvoltas, acabando por tornar este álbum bem mais apetecível que o anterior.
Girando em torno do conceito primordial  do Apocalipse, "Oionos", resulta como a banda sonora perfeita para o relato dramático, lúgubre e atormentado de campos desolados pela morte e devastação, pintados em cenários cinzentos com o céu a desabar sobre a última réstia de vida terrestre. Coincidência ou não, vemos uns The Foreshadowing mais pesados, densos e obscuros, fechando-se sobre o registo quase unidimensional de Benevento, perfeito profeta da desgraça, mas sempre com a preocupação de conjugar nas doses apropriadas a melodia e o peso nas suas composições. Apesar de "The Dawning" ser um bom tema inicial, é com "Outsiders" que nos apercebemos da nítida evolução que a banda sofreu e que culmina nas sequentes "Fallen Reign", "Lost Humanity" e, na genial, "Survivors Sleep", onde somente com a presença da voz e do piano se obteve um resultado bem negro em comparação com as restantes músicas.
A cover de "Russians", não vem acrescentar nada a este trabalho, sendo até dispensável, num trabalho que quase não sofre mácula e esperamos que a mensagem de Apocalipse 3, 11 se cumpra, porque este deixou-nos com água na boca. (17/20)

Nenhum comentário:

Postar um comentário