quarta-feira, 9 de junho de 2010

Anlipnes - Empty Skies (2009)

Os Anlipnes formaram-se em 2008 e surgem-nos chegados da Turquia. "Empty Skies" é a sua demo de estreia.
O que aqui podemos ouvir são três temas de Doom/Death Metal, na senda de uns Anathema, My Dying Bride e com alguns apontamentos na linha de Shape Of Despair, procurando misturar, ainda que em busca da fórmula mais adequada, momentos de melancolia com outros mais duros e velozes.
Nas primeiras notas de "Cold Wounds", nota-se ainda alguma insegurança no dedilhar da guitarra e, a par de uma entrada algo abrupta dos restantes instrumentos, o tema acaba por se desenvolver de forma harmoniosa, de onde surgem momentos agradáveis e que poderão ser bem explorados em composições futuras.
Por seu lado, "the Empty Skies" é bastante mais atmosférico acabando por desembocar num andamento muito característico da banda de Halifax, com os sintetizadores a lembrarem, vagamente, o violino que marcou a sonoridade de "Turn Loose The Swans" ou "The Angel And The Dark River". Aliás, este tema composto há duas décadas atrás, não ficaria mal num qualquer single ou EP da era pré-"As The Flowers Withers".
A fechar estes 23 minutos de música, temos "Last Sunset", mais virado para as guitarras e com algum jogo de vozes, mas que não perde muito para o anterior em termos de qualidade.
Os Anlipnes estão um bocado longe do rótulo Funeral Doom, por aí propagandeado, e esta demo isso o demonstra. Abraçam um Doom/Death que fez muito furor no início da década de 90; no entanto, ainda falta algum trabalho na delineação dos temas e evitar alguma heterogeneidade entre eles, de modo a que a sua sonoridade comece a ganhar um cunho próprio e que lhes possa vir a trazer voos mais altos. (12/20)

Myspace: http://www.myspace.com/anlipnes

Nenhum comentário:

Postar um comentário