quarta-feira, 23 de junho de 2010

A Dream Of Poe - Lady of Shalott (EP) 2010

Cerca de 8 meses após o lançamento de "Sorrow For The Lost Lenore", um EP bem sucedido, mas que continha composições que remontavam já a 2007, os açorianos A Dream Of Poe voltam à carga com um novo EP, este "Lady Of Shalott". E este lançamento tem o condão de ser estimulante por 3 razões principais: a primeira, por conter temas frescos e revestir duas composições incluídas no trabalho anterior - "Laudanum" e "Whispers Of Osiris" -, com uma roupagem mais actual a que não são alheias as novas remisturas e remasterizações que sofreram.  Segundo, porque Bruno "Spell" Santos continua a mostrar sinais de boa forma e aqui, com a ajuda de João Melo nas vozes, os temas ganham ainda mais força e dinamismo, dada a maior versatilidade deste vocalista quer em linhas vocais limpas quer nos growls que surgem ao longo do trabalho. Em terceiro, e último lugar, porque este é um aperitivo para o primeiro longa-duração do projecto, onde constará o excelente tema que dá nome a este registo, e que irá ver a luz do dia no próximo Outono ao que tudo indica.
Os cinco temas que compõem "Lady Of Shalott", evidenciam evolução desde "Sorrow..." e o espelho disso mesmo está no tema-título, bem negro, com uma mistura bem equilibrada das facetas Doom e Gothic, num espectro em que se torna difícil dar respostas inovadoras e refrescantes, dada a saturação que se tem vindo a registar e até devido aos limites a que estes estilos se votam. A versão mais longa é, sem dúvida, um bom tema, embora mais uns compassos para as notas iniciais nos preparassem melhor para o que viria aseguir, não se comparando à versão mais curta, que nos lança numa narrativa já em media res. A versão de "If Only Tonight We Could Sleep", dos The Cure, está irreconhecível, mostrando uma certa apetência deste projecto para conferir novas roupagens a esses temas e não se limitando a esgalhar os acordes dos «homenageados».
Relativamente aos derradeiros dois temas, "Laudanum" e "Whispers Of Osiris", são, como já o dissemos, duas actualizações de temas dos A Dream Of Poe e que reforçam a sua qualidade bem patente.
Agora, resta-nos esperar e ir descobrindo a obra de Alfred Tennyson. (14/20)

Nenhum comentário:

Postar um comentário