terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Doom10+ - Luis Fazendeiro (Painted Black)

No início deste novo ano de 2012, decidimos resgatar uma rubrica na qual tinham voz outros que não os frateres e sorores deste blogue. Muito por culpa nossa, Doom10+ esteve no limbo e perdeu-se, talvez, um dos melhores momentos de abertura que este espaço tinha criado nos finais de 2009. Dispostos a apostar, novamente e de forma decidida nesta vox populi, aqui fica o primeiro contributo deste ano que agora principia. E nada melhor do que contar com as escolhas de Luis Fazendeiro, guitarrista, fundador e principal compositor dos Painted Black.



1. SATURNUS "Paradise Belongs to You" (1996)

Um dos álbums que mais me marcou foi sem dúvida a estreia em disco dos Saturnus. Ainda numa altura em que o tape trading se fazia em massa, encontrei dois temas deste álbum numa cassete de um amigo e imediatamente algo fez click cá dentro. As músicas "Christ Goodbye" e "The Fall of Nakkiel" são para mim dois grandes clássicos e ainda hoje conseguem tocar-me como poucas músicas o fazem. Da descoberta até conseguir ouvir o álbum inteiro não tardou muito e hoje em dia está no meu top de discos favoritos.
 

2. ANATHEMA - "Pentecost III" (1995)

De toda a discografia de Anathema, e tendo em conta que a última fase deles se afasta por completo da sonoridade mais Doom, este é o meu disco favorito. Os temas "Kingdom" e "We, The Gods" estão entre os meus predilectos de sempre e só por este motivo merece estar no meu top 3.


3. LACRIMAS PROFUNDERE - "Memorandum" (1999)

Os puristas que me perdoem, mas tinha que referir este disco! Numa fase em que os Lacrimas Profundere ainda não exploravam o sad rock com laivos góticos, eram uma das bandas mais refrescantes para os meus ouvidos e este "Memorandum" é um disco que me influenciou muito a nível musical. Do Doom, ao Folk, passando até por breves instantes por paisagens Black Metal e com um ambiente melancólico sempre presente, é sem dúvida um disco que bebe de muitos estilos mas combina-os de forma muito natural. Um álbum que rodou durante muitos meses seguidos no meu leitor de cassetes!


4. MY DYING BRIDE "The Angel And The Dark River" (1995) / "The Light At The End of The World" (1999)

5. CRYPTAL DARKNESS "Chapter II - The Fallen" (2001)

6. THE ETERNAL "Sleep of Reason" (2005)

7. TYPE O NEGATIVE "World Coming Down" (1999)

8. [BEFORE THE RAIN] "Frail" (2011)

9. VIRGIN BLACK "Requiem - Mezzo Forte" (2007)

10. MORGION "Solinari" (1999)

Nenhum comentário:

Postar um comentário