quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Evoken - Atra Mors

Longa se tornava a espera. Longa, no sentido temporal. Longa, na expectativa do passo seguinte a 'A Caress Of The Void'. Longa, pela ausência de um dos pilares do movimento funeral doom.
A espera chegou ao fim. Resultado: oito temas. Oito temas? Não. Oito momentos nos deixam de queixo caído logo à primeira audição, mostrando uns Evoken de volta à excelente forma - a enorme qualidade dos seus álbuns nunca se discutiu, embora 'A Caress Of The Void' não tenha conseguido na plenitude o fulgor de 'Quietus' ou 'Antithesis Of Light' -, levando-nos, desde já, a admitir que este quinto longa-duração entrará directamente para o grupo de clássicos da banda e de todo o movimento musical no qual se inserem. Para que as dúvidas se dissipem - ou certezas se confirmem -, escutem 'Grim Eloquence' e, a fechar, 'Into Aphotic Devastation' e poderão verificar que a coesão, qualidade de composição e sentido de melodia continuam imaculadas, sem perder uma ponta da agrura e aspereza presente em registos anteriores, sem comprometer um milímetro que seja a identidade do quinteto de Nova Jérsia. E não ficam por terrenos conhecidos; nunca foi esse o seu apanágio. Aqui, regista-se mais um passo em frente, com as teclas a ganharem mais força, contribuindo em grande parte para aquele ambiente melancólico e, ao mesmo tempo, extremamente depressivo e pútrido que a banda tão bem consegue concretizar. Os temas continuam a encaixar muito bem com a voz de John Paradizo, nos seus diferentes registos, que mais uma vez faz-se acompanhar por um punhado de textos bem negros, onde a vida rasteja no mais vil caminho lamacento.
Em suma, quem já sabe 'do que a casa gasta', ficará muito feliz com Atra Mors e para quem este é o primeiro contacto com os Evoken acreditamos que andará azoado das ideias bastante tempo. Por aqui, um dos lugares do pódio já deve estar atribuído.
Ah!..., e a Profound Lore não poderia ter melhor álbum para comemorar o seu 100º lançamento. (18.4/20)


Tracklist:

01. Atra Mors
02. Descent Into Chaotic Dream
03. A Tenebrous Vision
04. Grim Eloquence
05. An Extrinsic Divide
06. Requies Aeterna
07. The Unechoing Dread
08. Into Aphotic Devastation






Link: http://www.facebook.com/pages/Evoken-Official/91505789372?ref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário