quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Ab Reo Dicere: Trails Of Sorrow + Riti Occulti + Saturnus

Trails Of Sorrow - Languish In Oblivion

Trabalho de estreia para este projecto italiano, que vagueia pelo funeral doom acrescentando-lhe alguns ambientes bem melancólicos, onde o piano faz constantes aparições, acabando por ser o ponto mais positivo deste registo; uma dezena de temas inconstantes, um pouco desiquilibrados, onde as ideias precisam de ser mais trabalhadas e, também muito importante, exige-se uma produção mais cuidada, capaz de conferir aos temas uma dimensão mais consentânea com este sub-género musical. 'Dreams Are Dying' até acaba por ser um tema com alguma beleza, mas não é acompanhado por mais nenhum dos nove restantes. Aqui e ali, encontram-se algumas melodias simpáticas, mas só isso; muito pouco cativante e o duo que dá corpo a estes Trails Of Sorrow está a precisar de assentar ideias e trabalhar mais os seus temas antes de darem mais uma falsa partida. (9.5/20)

Tracklist:
01. Dreams Are Dying
02. Living as to Live is to Suffer
03. A Grave of Loneliness
04. Trees Crying Leaves
05. See My Blood Flowing
06. In Luce
07. Suffering Comes
08. Wonderful Memories
09. A Blinking Shadow
10. Ora è La Fine



Link: http://www.youtube.com/user/doomofsorrow
         http://it-it.facebook.com/pages/Trails-Of-Sorrow/167609686628239



Riti Occulti - Riti Occulti

Na página do website destes italianos podemos ler o seguinte: 'their music can be best described as a mix of hypnotic sounds and esoteric themes that guide the listener towards the left hand path'. E não anda muito longe disso, este primeiro registo dos Riti Occulti. Ao longo de quase 50 minutos, somos confrontados com mais uma mistura de stoner/doom com psicadélia a rodos, onde uma voz rasgada nos vai acossando a mente e conferindo uma aura de maior negritude a cada minuto que vai passando.
Aqui, não há espaço para guitarras, estando a performance a cargo de um baixo bem distorcido e uma bateria costumeira, alicerçando longas passagens de teclados e efeitos marados aos quais se juntam o bouzouki e a flauta (que em conjunto com as vocalizações limpas femininas, tentam acrescentar aquele tom retro muito em voga). Não é de fácil digestão, mas com o tempo há por ali momentos bem interessantes.
Resumindo: imaginem Jus Oborn em longa dieta de Pink Floyd, mas somente as colheitas entre 1967 e 1970. (13.5/20)

Tracklist:
01. It's All Grey
02. Revelation
03. I'm Nobody
04. Alcyone
05. Desert of Soul
06. Bitter Awakening
07. Never a Joy



Link: http://ritiocculti.altervista.org/
         http://www.youtube.com/user/RitiOcculti



Saturnus - Saturn In Ascension

Seis anos depois da derivação literária que foi 'Veronika Decides To Die', a banda dinamarquesa regressa com mais um opus que exalta, novamente, a enorme qualidade das suas composições. É verdade, os Saturnus não sabem fazer álbuns menores, mantendo o nível de exigência sempre bem alto e a prova disso são estes oito temas que, apesar de não trazerem grandes novidades, conseguem um resultado global bem positivo e reforçando o colectivo como um dos pilares do género.
'Wind Torn' tem tudo para ombrear com temas como 'Empty Handed' ou 'Pilgrimage Of Sorrow', enquanto 'A Lonely Passage' no meio daquele tom acinzentado e triste, arrisca um perfume quase pop assente na guitarra acústica que marca o tema, sem macular o som da banda. Os temas sucedem-se, num encadeamento harmónico, melancólicos, numa triste doçura até ao seu epílogo. E sucessivas audições impõem-se, em busca dos muitos e excelentes momentos que 'Saturn In Ascension' reúne. (17/20)

Tracklist:
01. Litany of Rain
02. Wind Torn
03. A Lonely Passage
04. A Father's Providence
05. Mourning Sun
06. Call of the Raven Moon
07. Forest of Insomnia
08. Between



Link: http://www.facebook.com/pages/Saturnus/8935853109
         http://www.myspace.com/saturnus

Nenhum comentário:

Postar um comentário